Biólogo: O profissional em busca das respostas

Compartilhe nas redes sociais:    Compartilhar  Twittar  Compartilhar  Compartilhar

Em um futuro não muito distante, as pessoas se depararão com muitas mudanças no mercado de trabalho, como as reformas legislativas do trabalho, maior terceirização e automação de serviços, além das próprias mudanças que as populações humanas irão passar. Por isso, para sobreviver no ambiente competitivo do mercado de trabalho, todos devem pensar de que maneira agregar valor à sociedade em que vivemos e viveremos, pois, profissionais que melhor conseguem resolver os problemas sempre serão aqueles com maiores reconhecimentos e melhores oportunidades.

Portanto, devemos olhar o que o futuro nos aguarda, tentando reconhecer os padrões gerais e identificar as oportunidades. Podemos considerar que a população humana vem apresentando quatro padrões gerais:

(A) Crescimento populacional acelerado;

(B) Envelhecimento da população;

(C) Maior proporção urbana de seres humanos;

(D) Grande disponibilidade e troca de dados.


A partir desses quatro padrões da sociedade citados acima, o profissional formado em Ciências Biológicas tem grandes oportunidades para mostrar suas competências e habilidades à sociedade quanto a:

(A) Crescimento Populacional

A necessidade de prover alimentos para uma população cada vez maior faz com que a Ciência procure por maior variedade e produtividade de plantas e cogumelos, necessitando a prospecção, seleção e modificação de cultivares com novos sabores e características de adequação a diferentes ambientes e climas. Dessa maneira, o biólogo, por ter entre suas atribuições fazer o inventário, manejo e pesquisar por técnicas de produção de espécies vegetais e de fungos, traz a sociedade maior diversidade e produção de alimentos para uma população cada vez maior.

Também considerando as atribuições de fiscalização ambiental e sanitária, o biólogo é o responsável por garantir a qualidade dos alimentos a serem servidos, desde a área de produção até o consumidor final.

(B) Envelhecimento populacional

Pessoas mais velhas necessitam de maiores atendimentos na área de saúde e, com as suas atribuições em análises clínicas (citogenéticas, citopatológicas, histocompatibilidade, biomoleculares, etc), a necessidade de profissionais que possam exercer essas atividades é cada vez maior.

Além de estarem mais velhas, as pessoas estão ficando pais mais tardiamente e, considerando as suas atribuições quanto a análises, processos e pesquisas em banco de sêmen, óvulos e embriões, o biólogo exerce grande papel no papel da reprodução humana.

(C) População Urbana

Uma população urbana crescente tem duas características gerais: necessidade de expansão espacial em novas áreas e desconexão com o ambiente natural. O biólogo agrega maior qualidade de vida a essa população urbana de duas maneiras: fazendo a Análise e o Licenciamento ambiental para que essas expansões sejam realizadas com sustentabilidade, e exercer o papel de educador ambiental, paisagista e gestor de jardins botânicos e zoológicos, trazendo e exercendo o conceito de biofilia a nossa sociedade.

(D) Era da grande quantidade de dados

Nessa era de dados, com quantidades exponenciais e cada vez mais acessíveis, um tipo de trabalhador cada vez requisitado é o cientista de dados. E como todo cientista, o biólogo tem o diferencial de saber e poder trabalhar com dados biológicos. Nesse contexto,o emprego cada vez mais requisitado hoje em dia pelas empresas de biotecnologia é o do bioinformata. Trabalhar com a bioinformática é ser um profissional multidisciplinar, requisitando conhecimentos práticos de informática e análise de dados para aplicação na biotecnologia.

 

O profissional biólogo pode e traz muito valor a sociedade atual e, considerando o futuro da humanidade, o biólogo conseguirá muitas oportunidades de atuação no mercado profissional.

Mas como o biólogo pode se sobressair em um mercado competitivo?

No começo do texto há o destaque de que o profissional diferenciado é aquele que demonstra habilidades e competências, sabendo resolver problemas. E a FACIS, sendo uma instituição com atendimento muito personalizado, com muitas aulas práticas e focadas em resolução de problemas, tem a preocupação de formar um biólogo pronto para o mercado de trabalho e capacitado em aprender com suas experiências profissionais.

Conheça o nosso curso de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura): https://goo.gl/aVh9rY



Fonte: Cfbio.gov | Conteúdo inspirado pelo podcast CBN Professional ? Debate: O Futuro do Trabalho.