Descubra a Psicossomática!

Compartilhe nas redes sociais:    Compartilhar  Twittar  Compartilhar  Compartilhar

Os estudos a cerca da Psicossomática cresceram nos últimos anos, a considerar principalmente dois fenômenos sociais. Um deles é o fato de vivermos uma época de intenso adoecimento emocional e o outro é a atenção e a importância dada atualmente a esse processo, que cada vez mais é identificado por todos. Há algumas décadas, não era clara a conexão entre ps transtornos emocionais (ansiedade, depressão, pânico, luto e etc) e as doenças orgânicas. Hoje, temos comprovada a correlação e simbolismo dos sintomas e patologias físicos com os conflitos internos.  

Essa relação integrativa mente e corpo vem assumindo uma importância significativa no contexto sócio educacional terapêutico atual, permitindo uma nova compreensão do fenômeno do adoecer, em que os fatores emocionais se tornam evidentes no equilíbrio (ou não) das estruturas orgânicas. 

Cada vez mais se reconhece o elo entre estados emocionais e condições físicas, entre sentimentos e doenças. E se identifica o vínculo que todos os órgãos têm com significado emocional e psicológico de cada ser humano. Seu adoecimento revela desordem interna. Portanto, nossos conflitos emocionais se traduzem em somatizações que perturbam a saúde e dão início a ordem do corpo adoecer. 

A Psicossomática tem a compreensão de que somos seres interativos: biopsicossocial-ecológico-energético-espiritual. Esses são os construtos da teoria que na prática revela que os processos do adoecer estão estreitamente ligados ao grau de tolerância às adversidades da vida que cada um de nós possui; a capacidade de ressignificação, a autoimagem, as vivencias pessoais e a "leitura" delas, o histórico familiar, entre outros aspectos. 

Quanto mais intensos forem os conflitos psicoemocionais, mais aumentam as chances de surgirem somatização de sintomas e reações de desequilíbrios físicos no corpo.

O entendimento deste paradigma instrumentou a criação deste curso, que amplia os muros acadêmicos formais, pois traz um conteúdo integrativo multidisciplinar e multiprofissional (orgânico, psíquico, social) e holístico (energético, espiritual) de interesse a qualquer profissional atento com a saúde mental e física de uma pessoa. Afinal, a construção do adoecer e os caminhos da cura sempre envolvem, pessoal e profissionalmente, cada um de nós.

O objetivo do curso é oferecer aos participantes instrumentais teóricos e técnicos e o conhecimento aprofundado do processo adoecer sob os conceitos da Psicossomática para que se tenha a capacidade de identificar e correlacionar os conflitos psíquicos emocionais geradores de doenças orgânicas, permitindo assim que sejam "trabalhados" e, desta forma, visar o processo de equilíbrio e a consequente cura psicofísica. Portanto, é um saber prático que permite surpreender com o que uma simples dor nas costas pode "revelar" e como a compreensão dos conceitos da Psicossomática será valiosa no processo de retomada do bem-estar físico e mental.

Descubra a Psicossomática! 

-

Saiba mais detalhes sobre o nosso curso de Pós-Graduação Lato Sensu com especialização em Psicossomática: Clique aqui 

VAGAS LIMITADAS!