A importância de investir em uma pós-graduação

Compartilhe nas redes sociais:    Compartilhar  Twittar  Compartilhar  Compartilhar

O mercado de trabalho atualmente é definido como um grande campo de disputa, onde cada vaga é disputada de forma acirrada. Os fatores variam desde o avanço das tecnologias e novas ocupações até a situação econômica e dentro desse cenário, os conhecimentos e as habilidades adquiridos com a tradicional graduação, apesar de fundamentais, não é mais um diferencial. 

Nessa perspectiva, os cursos de pós-graduação ganham um espaço determinante no currículo de quem quer se destacar no mercado. Tornou-se requisito essencial para desenvolver a expertise necessária para atuar em uma área específica.

 

A importância de investir em uma pós-graduação.

Em termos de mercado de trabalho, um dos fatores que chamam a atenção é o investimento do candidato em qualificar-se em sua área e no quesito ?vagas de emprego?, leva vantagem quase sempre quem tem uma melhor qualificação, o que chama a atenção das empresas. Um currículo que estampa uma pós-graduação de qualidade sempre será visto com bons olhos pelos recrutadores.

Dessa forma, o investimento em uma pós-graduação oferece uma boa garantia de retorno, já que o profissional que escolhe um curso do tipo demonstra o interesse em se manter sempre atualizado e adquire as habilidades necessárias para tal.

Confira abaixo 3 fatores determinantes para investir em uma pós-graduação:

1. Torna você um especialista.

Ao concluir uma pós-graduação, o profissional se torna um especialista na área à qual o curso é dedicado. Essa especialização abrange áreas e disciplinas bem mais abrangentes e específicas do que se aprende em uma graduação. Por esse motivo, o profissional que coloca tem uma pós-graduação no currículo é capaz de ocupar cargos que exigem conhecimentos específicos ou que demandam o cumprimento de tarefas complexas.


Informação importante:

No Brasil, a pós-graduação é dividida entre cursos de especializações, MBAs (sigla em inglês para Master of Business Administration), mestrados e doutorados. Todos eles são cursados por portadores de diplomas de nível superior, mas cada um deles engloba objetivos distintos. Mestrados e doutorados são pós-graduações stricto sensu (expressão em latim para "sentido estrito") e são destinadas para a formação de professores de nível superior e pesquisadores acadêmicos nas mais diversas áreas do conhecimento. Especializações e MBAs são pós-graduações lato sensu (expressão em latim para "sentido amplo"). Elas oferecem o aprimoramento em uma área de atuação, geralmente para profissionais já inseridos no mercado de trabalho. O foco dos MBAs são a gestão e a administração de empresas.

 

2. Influencia o crescimento profissional.

A pós-graduação te capacita em diversos aspectos, e através do conhecimento desenvolvido, pavimenta o caminho para promoções de emprego e aumento de salário.

 

Vale ressaltar que um curso de pós-graduação por si só não será responsável por esse crescimento. Características que compõem o perfil de um candidato com potencial para se desenvolver com sucesso depende exclusivamente do empenho do profissional.

Um curso de especialização serve de impulso para um crescimento profissional evidente. Qualquer trabalhador, que, ao se candidatar a uma vaga ou a uma promoção, certamente terá sua candidatura analisada com mais atenção.

3. Atualiza o conhecimento.

São poucas as áreas de atuação que não sofrem o impacto do avanço das mudanças tecnológicas. Os profissionais que saíram há mais tempo da graduação são os mais afetados por essas alterações. Tal necessidade de atualização pode surgir também diante de um novo cargo.

Logo, uma pós-graduação é importante para se manter por dentro do que está sendo demandado pelo mercado de trabalho. Essa atualização de conhecimentos envolve ainda o aprimoramento da capacidade de trabalhar em grupo e apresentar ideias e projetos de maneira coerente.

Optar por instituições de ensino que têm um quadro profissional com professores alinhados com o mercado de trabalho também é uma ótima forma de aprender o está sendo discutido atualmente no seu ramo de atuação.

Dito isso...

 

Os cursos de pós-graduação lato sensu com especialização da FACIS são regulados pelo MEC na forma, requisitos e carga horária. Somente Instituições de ensino Superior, uma faculdade pode cadastrar no MEC e oferecer tais cursos. São cursos oficiais para o MEC que têm eles cadastrados e possíveis de serem acessados pela internet. A regra básica desses cursos é de uma carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas de metodologia cientifica e 30 horas para preparo do trabalho de conclusão de curso (TCC).


O certificado oferecido é de validade nacional, contando pontos em promoção e concursos públicos, além de possibilitar o início de uma carreira docente.


A FACIS oferece cursos de pós-graduação em diversas áreas, da mais alta qualidade, cumprindo os requisitos do MEC e com corpo docente de professores titulados como mestres, doutores e livres-docentes de faculdade de renome. Boa parte dos cursos tem atividade prática em ambulatórios mantidos pela FACIS.


Lembre-se, a pós-graduação hoje deixou de ser supérflua para ser absolutamente necessária.

 -

Fonte: Do Autor.