Estudo confirma que beber mais líquidos reduz infecções urinárias de repetição

Compartilhe nas redes sociais:    Compartilhar  Twittar  Compartilhar  Compartilhar

Ingerir mais líquidos para diminuir o risco de infecções urinárias é uma recomendação recorrente. Nossas avós já nos davam esse conselho, acreditando que a maior quantidade de líquidos faria uma espécie de ?limpeza? das vias urinárias, reduzindo as infecções. Embora essa recomendação seja correta, não existia um trabalho científico que fundamentasse essa conduta. 

Agora há. Uma equipe liderada pelo dr. Thomas Hooton, da Faculdade de Medicina da Universidade Miami, estudou 140 mulheres em pré menopausa com infecções urinárias de repetição. Elas foram separadas em dois grupos: um com a ingestão de água acima de 1,5 litros por dia e o outro ingerindo o habitual. Verificou-se uma redução de 48% na ocorrência de infecção no grupo que mais bebeu água (2,8 litros dia VS 1,2 litros/dia no grupo controle). Nesse grupo também se observou um espaçamento maior e significativo entre os surtos de infecção.

A orientação para aumentar a ingestão de líquidos nas infecções urinárias é muito útil e, agora, se baseia em dados científicos.  

Dr. Evandro Roberto Baldacci
Livre Docente USP
Coordenador dos Cursos de Pediatria da FACIS