Bases de Dados Gratuitas

Português:

SCIELO

Programa orientado à publicação de revistas científicas de qualidade na Internet em acesso aberto, voltado principalmente aos países da América Latina e Caribe. Têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento, fortalecimento da pesquisa científica na região por meio da disseminação dos resultados da pesquisa científica, do aumento da qualidade das publicações científicas. Com isso, SciELO possibilita o aumento da visibilidade, acessibilidade, qualidade, credibilidade, uso e impacto das revistas científicas por meio da publicação em linha e em acesso aberto. Os periódicos estão reunidos em coleções nacionais, internacionais e temáticas, com o controle integrado de uso e impacto para sua contribuição no que diz a melhor administração dos processos editoriais, qualidade científica e indexação.

  • Texto completo
  • Artigos em inglês, espanhol e português

Lista de Espécies Flora do Brasil

O Brasil, como país signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), assumiu perante a comunidade internacional uma série de compromissos para 2010. Dentre eles, destaca-se a implementação da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC), com o objetivo de facilitar o consenso e a sinergia nos níveis global, nacional, regional e local para impulsionar o conhecimento e a conservação de plantas. Das 16 metas estabelecidas pela GSPC, a primeira é a elaboração de uma "lista funcional amplamente acessível das espécies conhecidas de plantas de cada país, como um passo para a elaboração de uma lista completa da flora mundial". Para atingir a meta 1 (Tag 1), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi designado pelo Ministério do Meio Ambiente, através do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), para coordenar a elaboração da Lista de Espécies da Flora do Brasil.

  • Dados sobre Hierarquia taxonômico, forma de vida e substrato, origem, endemismo e distribuição

PAHO - Acervo da Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde

As publicações da OPAS/OMS no Brasil são organizadas por temas. Também é possível pesquisar os produtos resultantes dos Termos de Cooperação Técnica firmados pela Representação e as instituições do governo brasileiro

  • Texto completo
  • Artigos em inglês, português e espanhol

Inglês e Espanhol:

Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

Reúne 12 bases de dados da área de saúde: LILACS, MEDLINE, ADOLEC, BBO, BDNENF, HISA, LEYES, MEDCARIB, REPIDISCA, OPAS, WHOLIS e DESASTRES. A cobertura inclui Brasil e América Latina.

  • Porém existem publicações de 30 línguas diferentes

Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS

A Base de Dados LILACS é uma base de dados cooperativa do Sistema BIREME e compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde, publicada nos países da Região, a partir de 1982. Contém artigos das revistas mais conceituadas da área da saúde, e outros documentos tais como: teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais. É destinada a todos os pesquisadores e profissionais da área da saúde.

  • Base contem artigos com mais de 27 linguas

Bibliografia Brasileira de Homeopatia - HomeoIndex

  • Remete a fonte

DESASTRES

É uma base de dados produzida pelo Centro de Documentação de Desastres, do Programa de Preparativos para Situações de Emergência e Coordenação de Socorro para Casos de Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Contem referências bibliográficas resultantes de análises de publicações OPAS ou outras agências das Nações Unidas, livros ou capítulos de livros, literatura não convencional, como informes técnicos, apresentações de congressos, teses, planos de emergência e artigos científicos extraídos de revistas especializadas.

  • Texto completo

MEDCARIB – Literatura do Caribe em Ciências da Saúde

É uma base de dados bibliográfica que reúne a literatura em Ciências da Saúde gerada principalmente nos países do Caribe de língua inglesa. Produzida pela Rede Caribenha e coordenada pelo Centro Coodenador da Rede MedCarib The Medical Library, University of the West Indies, Mona, Kingston - Jamaica. Indexa documentos tais como livros, capítulo de livros, teses, relatórios técnicos, anais de congressos e artigos de revistas. Contém referências de documentos desde o século 18 até a presente data.

  • Remete a fonte

História da Saúde Pública na América Latina e Caribe – HISA

É uma base de dados da literatura técnico-científica nacional e internacional na área da Medicina Homeopática.. A operação, manutenção e atualização é coordenada pela Biblioteca da Associação Paulista de Homeopatia (APH). Indexa artigos publicados nas principais revistas homeopáticas de todo o mundo.

  • Remete a fonte

MEDLINE

É uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 5.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países. Contém referências de artigos publicados desde 1966 até o momento com atualização mensal da base de dados.

  • Remete a fonte e texto completo

Espanhol:

Latindex

Latindex é um sistema de informação de revistas científicas, técnicas, de divulgação científica e cultural que são publicados nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. A idéia de criação dessa base surgiu em 1995 na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e a partir de 1997 tornou-se uma rede de cooperação regional. Seu conteúdo é baseado em três bases de dados: 1) Diretório; com dados bibliográficos e detalhes de contato de todas as revistas indexadas impressas ou eletrônicas (18.707 revistas); 2) Catálogo; que inclui unicamente as revistas impressas ou eletrônicas - que cumprem os critérios de qualidade editorial exigidos pela base (4.622 revistas); 3) Link para as Revistas Eletrônicas, que permitem acesso aos textos completos nos sites em que se encontram disponíveis (3.732 revistas).

  • Remete a fonte e texto completo

Inglês:

CogPrints

CogPrints é um repositório de auto-arquivamento de documentos em texto completo em áreas pertinentes ao estudo da cognição. Inclui documentos nas áreas de neurofisiologia, ciência da computação, filosofia, psicologia, medicina e neurologia.

  • Texto completo em pdf

Academic Onefile

Coleção de artigos com texto completo, revisados por especialistas das principais revistas e fontes de referência mundiais. Com uma ampla cobertura em ciências físicas, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes, teologia, literatura e outros assuntos. Inclui cobertura para texto completo do New York Times desde 1995.

  • Texto completo

BioMed Central Open Access

BioMed é uma editora de acesso aberto, onde pode-se encontrar artigos com texto completo, sobre a área da ciências da saúde.

  • Texto completo

PubMed

O PubMed é um serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA que inclui mais de 17 milhões de citações do Medline e outros jornais ligados às ciências biológicas de artigos biomédicos desde 1950. O PubMed inclui links para os textos dos artigos e outros recursos.

  • Texto completo

DOAJ Directory of open journals

Diretório de revistas de acesso aberto. Indexa o texto integral de revistas científicas e acadêmicas que utilizam sistemas de controle de qualidade para garantir seus conteúdos. Abrange todos os temas e linguagens (multidisciplinar). Existem hoje 5.308 revistas e 420.092 artigos indexados no diretório.

  • Remete a fonte

BioOne Open Access

A BioOne Open Acess é a versão de acesso público da base de dados BioOne, onde é possível consultar o conteúdo de acesso aberto da base de dados, que reúne periódicos nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais publicados por associações profissionais e sociedades científicas, cobrindo temas como aquecimento global, pesquisas em células troncos, ecologia e biodiversidade.

  • Maioria somente abstract, porem tem texto completo também, capítulos de livros

EDP Sciences

Portal da editora EDP Sciences que disponibiliza parte de seus títulos em acesso aberto. Contempla as áreas de: Química, Engenharia; Ciências Ambientais; Conhecimentos Gerais; Saúde; Ciências da Vida; Matemática; Computação; Física; Astronomia; Ciências Sociais; Humanidades e Economia.

  • Texto completo em PDF

Free Medical Journals

Base de livre acesso que disponibiliza periódicos na área de ciências médicas.

  • Texto completo

FreeBooks4Doctors

Base de livre acesso que disponibiliza e-books na área de ciências médicas.

  • Texto completo em PDF

Bibliotecas digitais de teses e dissertações:

BDTD: BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DO IBICT


BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNICAMP


BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFMG


BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNESP


INSTITUTO DE PESQUISA E ESTUDOS FLORESTAIS


BIBLIOTECA DIGITAL DA UEL